< voltar para o Blog

Business Intelligence: o que você precisa saber para começar a utilizar ferramentas de BI

As ferramentas de Business Intelligence (do inglês, Inteligência de Negócios) se tornaram indispensáveis no cenário empresarial. A transformação de dados brutos em inteligência de mercado proporciona aos gestores uma base robusta para a tomada de decisão. Neste artigo, iremos desvendar como iniciar uma cultura de dados sólida na sua empresa e como prepará-la para atuar com as melhores práticas de mercado para despontar frente à concorrência. 

 

Por que utilizar ferramentas de BI? 

Empresas e organizações de diferentes portes e segmentos empregam ferramentas e dashboards de Business Intelligence (BI) por diversas razões. Entre os motivos, temos a simplificação da análise de dados, acompanhamento de vendas e metas, análise de perfil de clientes ou colaboradores, entre vários outros dados e insights, a depender da área de atuação e informação estratégica que a empresa demanda. 

De uma maneira geral, o principal benefício está na facilitação da coleta e visualização dos dados. Ao eliminar a necessidade de inserção manual de dados, essas ferramentas contribuem para a otimização do tempo, minimização de erros humanos e liberação de colaboradores para atividades mais prioritárias.   

Veja a seguir as principais vantagens na utilização das ferramentas de BI 

Business Intelligence e a cultura e gestão orientada por dados 

Uma empresa que tem sua cultura voltada para a análise de dados consegue compreender de maneira mais aprofundada seus resultados e a interação com seu público, gerando assim mais oportunidades de negócio e, de maneira geral, aprimorando a gestão. 

Independentemente dos objetivos que a empresa almeja atingir, a informação desempenha um papel fundamental para embasar ações e, sobretudo, orientar a tomada de decisões. Atualmente, são os dados que viabilizam esse processo, entretanto, para convertê-los em informações significativas, é crucial empregar ferramentas de Business Intelligence. 

Business Intelligence e estratégia empresarial 

Mais que compreender a importância da utilização dos dados, as empresas ainda lidam com o desafio de desenvolver a capacidade interna para uma cultura analítica. Alguns negócios optam por estruturar equipes para essa finalidade, mas esses profissionais ainda são escassos e, para alguns modelos de negócio, ainda significam um investimento fora do alcance. Outro ponto está na difusão de tal cultura, que demanda tanto capacitação quanto engajamento das equipes.  

Por isso, ao decidir incluir a cultura de dados na estratégia empresarial, é recomendado que as empresas tenham o apoio estratégico de profissionais experientes, que possam guiá-los nesta área com muito mais segurança e assertividade. A intervenção de especialistas em BI é crucial para garantir uma análise aprofundada e identificação de padrões. 

Nesse sentido, a terceirização se torna uma maneira muito mais ágil e prática de dar início a implementação das ferramentas de BI no dia a dia empresarial. O investimento na terceirização da implementação de BI é, na grande maioria dos casos, mais econômico, ágil e seguro.  

Vantagens de Implementar Business Intelligence 

Tomada de decisões ágil e assertiva 

  • Informações estratégicas sempre prontas e atualizadas, economizando tempo na coleta de dados. 
  • Alta confiabilidade das informações, fundamentando decisões com base sólida. 

Rotinas internas otimizadas 

  • Automação de processos como relatórios e levantamentos, liberando recursos humanos para tarefas mais estratégicas. 

Relatórios mais precisos e rápidos 

  • Eliminação do fator humano na construção de números, resultando em relatórios mais precisos e acessíveis a qualquer momento. 

Redução de erros e custos 

  • Alertas programados para identificar erros e riscos, proporcionando uma gestão proativa de despesas, custos e investimentos. 

Ganho de tempo e produtividade 

  • Processos automatizados e informações centralizadas liberam tempo para tomadores de decisão e colaboradores focarem em atividades estratégicas. 

Informação atualizada de hora em hora 

  • Atualizações frequentes garantem que a organização esteja sempre informada, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado. 

Indicadores mais compreensíveis 

  • Layout customizável e variedade de gráficos tornam os indicadores mais fáceis de serem compreendidos, facilitando a análise e interpretação. 

Ainda em dúvida sobre ferramentas de BI? 

Em um cenário onde os dados são considerados o novo petróleo, o Business Intelligence surge como o veículo que transforma essa riqueza bruta em inteligência valiosa. Trabalhar com dados de maneira estratégica é imperativo para garantir vantagem competitiva em um mercado acirrado.  

Ao adotar uma abordagem orientada a dados e incorporar o B.I. como aliado, as organizações podem não apenas enfrentar as adversidades do mercado, mas também prosperar, tomando decisões informadas e conquistando o sucesso a longo prazo. 

A Funcional pode apoiar você e sua empresa na implementação de um BI totalmente personalizado, integrando fontes de dados de acordo com seus objetivos estratégicos. Converse agora com um especialista e saiba mais.