< voltar para o Blog

Automação de processos de RH pode reduzir o trabalho burocrático em até 80%

A Funcional Consultoria, empresa de gestão empresarial full service, com vertical de negócios especializada em BPO de Folha de Pagamento e Administração de Pessoal, usa tecnologia própria para agilizar processos nas empresas.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19) causou profundas mudanças em todo o mundo, provocando impactos na vida das pessoas, assim como nas organizações. Quem se adequou mais rápido conseguiu sair na frente e minimizar os efeitos provocados na economia.

Nas organizações, a área de RH foi a mais requisitada, pois precisou se adaptar às novas formas de trabalho e às alterações da legislação, mas teve ainda como desafio principal ser mais estratégica e humanizada.

A atenção e o atendimento humanizado aos colaboradores foi o diferencial para a sobrevivência das organizações, em meio aos efeitos provocados pela pandemia.

Ouvir os medos, os anseios, as aflições e, ao mesmo tempo, motivar, engajar os colaboradores, ações que faziam parte da rotina do RH, tornou-se muito mais desafiador na pandemia.

Para ajudar as empresas e seus RHs, a Funcional Consultoria trouxe ainda mais evolução nas soluções oferecidas, através de automação de fluxos de trabalho para os clientes, por meio de tecnologias customizáveis.

O exemplo dessa automação é o novo sistema Integrador de Eventos Variáveis para a folha de pagamento, desenvolvido pela Funcional.

Sobre o Integrador de Eventos Variáveis

Empresas que possuem eventos variáveis na folha de pagamento, tais como: comissões, convênios com farmácias e supermercados, planos de saúde e odontológicos, prêmios, entre outros, gastam muitas horas de trabalho manual para extrair os valores, lançar em planilhas e/ou digitar os mesmos na folha de pagamento.

Sabendo dessa dor das empresas, a Funcional desenvolveu a aplicação para simplificar e desburocratizar o processo de lançamento de valores variáveis na folha.

O integrador de eventos se adapta aos layouts dos mais diversos sistemas gerenciais ERP, sistemas financeiros, de convênios e de associações, onde nascem as informações. Mesmo que os dados sejam originados de uma simples planilha, o integrador faz a leitura e a importação para o sistema de folha, reduzindo em até 80% o trabalho manual.

Conforme o Supervisor de Gestão Trabalhista, Lucas Sá, o novo sistema vem facilitar a vida dos profissionais de RH, que terão um papel ainda mais estratégico em 2021. “Acompanhamos diariamente a experiência dos nossos clientes com as nossas soluções e o profissional de RH é o principal usuário. O integrador de eventos variáveis vem otimizar os processos burocráticos dos RHs dos nossos clientes em um momento decisivo, em que espera-se do RH uma atuação muito mais estratégica e voltada para o desenvolvimento humano e organização focada no core business.”

De acordo com Lucas, o Integrador de Eventos será o grande aliado dos RHs em 2021, principalmente nas empresas que possuem diversos eventos variáveis na folha de pagamento e/ou processos complexos de gestão e controle de horas de trabalho, como é o caso das transportadoras. “Como o controle da jornada de trabalho dos motoristas é realizado em sistemas especializados integrados com a telemetria dos veículos, todo o trabalho de lançamento das horas de tempo de espera, horas extras, faltas e adicionais noturnas, serão identificadas e integradas para a folha de pagamento em poucos cliques, por meio do Integrador, sem exigir preenchimento manual de planilhas ou digitação de dados pelo RH dos nossos clientes”, finaliza Lucas.