< voltar para o Blog

Análise de dados: saiba como fazer para potencializar os resultados da sua empresa

Você sabe o quanto a análise de dados é importante para o sucesso da sua empresa? Com ela, você pode obter insights valiosos sobre o seu mercado, os seus clientes, os seus processos, os seus resultados e as suas oportunidades de melhoria.

Você pode identificar problemas, soluções, tendências e previsões, e assim, otimizar os seus processos, reduzir custos, aumentar a receita e a satisfação dos clientes. Além disso, com a análise de dados você vai tomar decisões baseadas em fatos e não em intuições.

A análise de dados tem como objetivo transformar os dados brutos coletados pelas empresas em inteligência de mercado. Assim, os gestores conseguem se munir de informações para tomar as melhores decisões em prol do crescimento da empresa.

Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo para abordar a importância da análise de dados e como esta atividade pode transformar, potencializar e perpetuar negócios. Confira:

 

O diferencial competitivo pode estar em uma análise de dados bem-feita

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da análise de dados para o seu negócio, separamos alguns exemplos que evidenciam que este é um dos processos que surgem como um diferencial nas empresas que mais crescem no mundo. Confira resultados impressionantes que essas empresas obtiveram a partir de um processo de análise de dados bem implementado:

 

Amazon

A gigante do e-commerce usa os dados para conhecer os hábitos, as preferências e o comportamento dos consumidores, e assim, oferecer recomendações personalizadas, promoções, cupons e outros benefícios. A empresa também usa os dados para otimizar a sua logística, estoque, atendimento e expansão.

 

Monsanto

A multinacional do agronegócio usa os dados para fazer recomendações precisas sobre o plantio de sementes por agricultores, levando em conta fatores como clima, solo, pragas, doenças, entre outros. Com isso, eles conseguem maximizar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade das lavouras.

 

Starbucks

A maior rede de cafeterias do mundo usa os dados para identificar pontos estratégicos para abrir novas lojas, levando em conta dados demográficos, geográficos, econômicos e sociais. A empresa também usa os dados para personalizar o atendimento, o cardápio, o ambiente e as ofertas para os clientes.

 

Nike

A líder em calçados e vestuário esportivo usa o BI para desenvolver produtos e serviços inovadores, como aplicativos, dispositivos e plataformas que monitoram e incentivam a atividade física dos usuários. Além disso, a empresa também utiliza os dados para criar campanhas de marketing, engajar os clientes e fortalecer a marca.

Esses são apenas alguns exemplos de como a análise de dados pode impulsionar o seu negócio. Mas existem muitos outros cases de sucesso que você pode se inspirar e aprender. O importante é não ficar para trás nessa era digital, onde os dados são o novo petróleo.

 

Mas como fazer uma análise de dados eficiente e confiável?

Uma das ferramentas mais utilizadas e recomendadas é o Power BI, uma solução da Microsoft que permite criar, visualizar e compartilhar relatórios e dashboards interativos, com dados de diversas fontes e em tempo real.

Com o Power BI, você pode responder às suas perguntas de negócio de forma rápida e precisa, como por exemplo:

  • Quais são os meus produtos ou serviços mais vendidos?
  • Quais são os meus clientes mais rentáveis e fiéis?
  • Quais são as minhas regiões ou canais de venda mais lucrativos?
  • Quais são as minhas principais despesas e como posso reduzi-las?
  • Quais são as minhas metas e como estou me aproximando delas?

A ferramenta também permite o compartilhamento de relatórios e dashboards com equipe, parceiros, clientes ou o público em geral, de forma segura e controlada.

Na era digital, em que todos os negócios têm acesso à informação cada vez mais rápido, as empresas que conseguirem filtrar os dados que definitivamente são necessários, terá uma vantagem competitiva no mercado. Por isso, cada vez mais, o Power BI e outras ferramentas de análise de dados tornam-se fundamentais para quem deseja se destacar.

A Funcional conta com especialistas no segmento que podem te auxiliar na implantação de um projeto de análise de dados e impulsionar a sua empresa para que ela crie uma cultura analítica e faça com que cada setor atinja o seu potencial máximo.

Escrito por Gulhysan Saldanha, diretor de BI da Funcional